A Prefeitura de Buriti dos Lopes por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) realizaram durante esta quarta-feira (10) o trabalho de Busca Ativa e visita às unidades de saúde da zona urbana.


A equipe técnica do CRAS esteve nas Unidades Básicas de Saúde, Mão Santa, bairro Macambira e Dra. Gildete Duarte, bairro Outro Lado da Passagem, e também no CAPS I em articulação para o trabalho social com as famílias em situação de desproteção social.


Um dos pontos fundamentais dessa estratégia é chegar até aquelas famílias e indivíduos que não acessam os seus direitos porque os desconhecem e na maioria das vezes estão em situação de precário ou nulo acesso as políticas públicas. Assim, busca-se a ampliação da proteção social com a mudança de paradigma na identificação das vulnerabilidades sociais, dos riscos pessoais e sociais.


O CRAS Busca Ativa é uma estratégia para fazer com que os serviços, benefícios, programas e projetos cheguem até as famílias e ao território. É uma maneira de levar informação, orientação e identificar necessidades e demandas das famílias e do território em situação de desproteção social. Os dados levantados servirão para diagnósticos sociofamiliares e socioterritoriais, assim como para o planejamento das ações da rede socioassistencial.


De acordos com informações do CRAS, em breve a equipe estará visitando as UBS’s Pedro Rodrigues, bairro Acampamento e Dr. Joaquim Narciso, bairro Amansa Burro/Cohab, e posteriormente, estendendo para a zona rural.