Na tarde desta terça-feira (28/05), uma equipe de Policiais Civis coordenados pela Delegada Daniella Dinali, deram cumprimento a um mandado judicial e efetuaram a prisão do idoso José de Brito, conhecido popularmente como "Zeca Neném", de 67 anos, autor dos golpes de facão que resultou na morte de um próprio familiar em meio a uma bebedeira ocorrida no dia 12 de maio, na localidade Carnaubal, zona rural de Cocal dos Alves, município da região norte do Piauí. 


A vitima fatal trata-se do lavrador Jair de Araújo Fontenele, de 43 anos, que é primo do acusado. Ele morreu em decorrência de múltiplas lesões decorrentes de golpes de facão, que atingiram-lhe os braços e principalmente a face, o deixando com o rosto desfigurado. No dia do incidente, acusado e vitima passaram o dia passeando em uma mesma motocicleta e ingerindo bebida alcoólica de bar em bar na região. CLIQUE AQUI e assista as reportagens.


Zeca Neném, acompanhado de duas advogadas, se apresentou de forma espontânea na manhã do dia 20 de maio (oito dias depois do crime), na Delegacia de Polícia Civil de Cocal. Ao prestar esclarecimentos a autoridade policial, ele assumiu a autoria do crime, mas alegou que agiu em legitima defesa, mas não soube esclarecer qual a motivação e nem como a suposta briga teve inicio, alegando que não lembrava de muita coisa sobre o ocorrido por causa da bebedeira. Ao ser questionado pelo Blog do Coveiro ele disse que "não lembra de nada... de nada...".


Em entrevista ao Blog do Coveiro, a Delegada informou que a prisão de Zeca Neném foi fundamentada na garantia da ordem pública, haja vista que no decorrer do inquérito policial apurou-se que o investigado, apesar da aparência fragilizada, é um individuo violento e de alta periculosidade e que sempre anda armado com um facão e sob o efeito de bebida alcoólica, sendo que este costuma puxar a arma gratuitamente para ameaçar as pessoas de morte, ressaltando que ele já cometeu um outro homicídio na cidade de Piracuruca-PI, no final dos anos 80, na qual passou um período preso por este crime.


Os policiais conduziram Zeca Neném diretamente para o Fórum de Cocal, onde foi realizada à audiência de custódia, na qual o juiz manteve a prisão preventiva do acusado. 

A decisão do juiz Dr. Carlos Augusto Arantes Júnior determinou que acusado fosse encaminhado para a Penitenciária Mista de Parnaíba-PI.

MATÉRIAS RELACIONADAS: