Uma ação rápida da Polícia Militar, comandada pelo Capitão Ronald, resultou na prisão em flagrante delito do ex-detento José Wilson da Silva Sarafim, de 20 anos, suspeito dos crimes de lesão corporal e ameaça praticados contra a própria companheira, uma jovem de 19 anos, identificada como Panmela Fernanda. O fato aconteceu na tarde desta quinta-feira (10/03), no povoado Vidéu, zona rural de Cocal, município da região Norte do Piauí. 

Foto: Arquivo do Blog do Coveiro

De acordo com o apurado pelo Blog do Coveiro, a denúncia partiu da mãe do próprio acusado, a senhora Maria Aparecida, que acionou a PM relatando que um de seus filhos havia acabado de agredir a própria esposa com socos e puxões de cabelo, reiterando que estava em casa quando a vítima adentou bruscamente no imóvel pedindo socorro e ao mesmo tempo se refugiando da fúria do marido, que chegou logo em seguida, bastante alterado e armado com pedras. 

Ainda conforme o apurado pela nossa reportagem, os militares ao capturarem o suspeito e o conduzir juntamente com a vítima e a testemunha para os procedimentos cabíveis na delegacia de Polícia Civil, Poliana afirmou que não iria representar criminalmente em desfavor do marido. Já a mãe dele desabafou que está cansada de ver a nora apanhar. 

Conforme a legislação brasileira, a violência contra a mulher, prevista na Lei Maria da Penha, é crime de ação pública incondicionada, ou seja, o delito sujeito a acionamento penal público não necessita que a vítima impulsione a sua investigação ou o ajuizamento, basta que alguma autoridade tome conhecido dos fatos e posteriormente denuncie, diferente de uma ação penal pública condicionada, na qual a ação criminal só é ajuizada com o consentimento expresso da vítima.

Diante dos fatos, o acusado beneficiado com a liberdade condicional há pouco tempo, precisamente no dia 22 de novembro de 2021, foi ouvido pela autoridade policial e após a lavratura do auto de prisão em flagrante, ele deverá retornar ao sistema prisional. 

Apesar da pouca idade, Sarafim é considerado um velho conhecido do meio policial e da justiça por reiteradas práticas criminosas, inclusive, estava em livramento condicional depois de passar um longo período na penitenciaria Mista de Parnaíba, onde cumpria pena condenatória pelo crime de roubo, mas antes, também cumpriu por mais de um ano medida socioeducativa de internação no Centro Educacional Masculino (CEM) em Teresina.

Sarafim e um adolescente foram capturados em uma operação policial no dia 10 de setembro de 2020, sob acusação dos crimes de roubo majorado (CLIQUE AQUI E REVEJA). Em decorrência dessa ação, ele permaneceu um período encarcerado preventivamente, mas acabou sendo absolvido das referidas acusações no decorrer do processo conforme sentença em anexo.  👉 CLIQUE AQUI E VEJA A SENTENÇA. Por sua sua vez, o Ministério Público insatisfeito com a decisão, ingressou com recurso interposto à instância superior.

MATÉRIAS RELACIONADAS: