A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/PI) deflagrou nesta quinta-feira (07/03) a operação 'Guarda-Costas' [CLIQUE AQUI E REVEJA], desarticulando um dos núcleos de uma célula de uma facção criminosa que atuava no litoral dos estados do Piauí, Ceará e Maranhão. O Blog do Coveiro teve acesso exclusivo à lista dos sete presos na ação, incluindo seus nomes e fotos.
A investigação teve início após a prisão de Luís Carlos de Sousa, vulgo 'LC', de 20 anos, que ao ser capturado com dois comparsas, portava diversos ilícitos, incluindo um fuzil [CLIQUE AQUI E REVEJA]. Informações extraídas de um dos aparelhos telefônicos apreendidos, aliadas ao compartilhamento de dados entre a FICCO/PI e a Polícia Civil do Ceará, levaram à identificação de outros suspeitos que possivelmente desempenhem alguma função na organização criminosa.
CLIQUE AQUI e siga o blog do coveiro no Instagram.
A ação resultou na prisão de sete pessoas, sendo duas mulheres e três homens em Parnaíba-PI, um em Fortaleza-CE e o líder do grupo no sistema prisional cearense. Entre os detidos em Parnaíba estão Rodrigo Ferreira da Silva, Francisco de Assis Cunha de Aguiar Junior, André da Silva Castelo Branco, Ana Gabriela Alves Machado e Vivian Barros de Oliveira.
Os outros alvos foram Adeílson do Amaral de Sousa, conhecido como 'Tio' ou 'Kiko', que está no sistema prisional cearense, e Samuel Martins Nepomuceno, capturado no bairro Messejana, em Fortaleza-CE.
Além das prisões temporárias de 30 dias, que podem ser prorrogada por igual período ou convertida em prisão preventiva, foram cumpridas seis ordens de busca e apreensão domiciliar para coletar mais evidências e confiscar objetos relacionados aos crimes. A ação visa arrecadar provas que confirmem os delitos investigados, bem como apreender bens e valores de origem duvidosa e principalmente os aparelhos telefônicos dos suspeitos.
Durante as buscas nas residências de Rodrigo Ferreira da Silva e Francisco de Assis Cunha de Aguiar Junior, foram encontrados entorpecentes, dinheiro, veículos e apetrechos típicos da traficância. Ambos foram autuados em flagrante por tráfico de entorpecentes.
* Na residência de Rodrigo Ferreira da Silva, a polícia apreendeu 363,5 gramas de maconha divididos em uma porção prensada e em mais 34 trouxas; uma garrafa contendo bebida alcoólica com folhas de maconha; oito invólucros de cocaína; a quantia de R$1.151,00 (mil cento e cinquenta e um reais); um automovel Ford KA Flex, de cor vermelha, ano/modelo 2011/2012 e uma motocicleta Honda Pop 110i, ano/modelo 2016, de cor vermelha.
* No imóvel de Francisco de Assis Cunha de Aguiar Junior, os agentes apreenderam 196 gramas crack dividido em duas pedras; 100 gramas de cocaína acondicionada em 22 invólucros pequenos e uma porção maior petrificada; sete trouxinhas de maconha; a quantia de R$419,00 (quatrocentos e dezenove reais); uma balança de precisão, sacos plásticos para endolação dos entorpecentes e um automóvel Hyundai HB20, ano/modelo 2021, de cor prata.
ABAIXO O NOME E FOTOS DOS ALVOS:
* Adeílson do Amaral de Sousa, também conhecido como 'Tio' ou 'Kiko', de 35 anos, se encontra no sistema prisional cearense.
* Samuel Martins Nepomuceno, de 32 anos, capturado no bairro Messejana, em Fortaleza-CE, responde a duas ações penais pelo crime de homicídio no Piauí.
PRESOS EM PARNAÍBA-PI
*Rodrigo Ferreira da Silva, de 36 anos, morador do bairro Bebedouro, preso em cumprimento a um mandado de prisão temporária e autuado em flagrante delito por tráfico de drogas.
* Francisco de Assis Cunha de Aguiar Junior, de 30 anos, morador do bairro Nova Parnaíba, preso em cumprimento de um mandado de prisão temporária e autuado em flagrante delito por tráfico de drogas.
*André da Silva Castelo Branco, de 25 anos, residente no bairro São Judas Tadeu. Ele não possui antecedente criminal e foi preso em cumprimento a uma ordem judicial de prisão temporária.
*Ana Gabriele Alves Machado, de 24 anos, moradora do bairro Boa Esperança. Ela não possui antecedente criminal e foi presa em cumprimento a uma ordem judicial de prisão temporária.
*Vivian Barros de Oliveira, de 22 anos, residente no bairro São José. Ela não possui antecedente criminal e foi presa em cumprimento a uma ordem judicial de prisão temporária.
OPERAÇÃO GUARDA-COSTAS
Denominada 'Guarda-Costas', a operação refere-se a Luís Carlos de Sousa, conhecido como 'LC', de 20 anos, acusado que atuava como segurança de Adeílson do Amaral de Sousa, também conhecido como 'Tio' ou 'Kiko', de 35 anos, preso em dezembro em Teresina-PI. 'Tio' foi apontado pela FICCO como líder de uma célula da organização criminosa Comando Vermelho, com atuação no litoral dos estados do Piauí, Ceará e Maranhão.
Os alvos desta operação têm conexões, diretas e indiretas, com os responsáveis pelos assassinatos do analista judiciário do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Haroldo Ximenes Júnior, e do Inspetor da Polícia Civil do Ceará, Glicelio Felix de Almeida, ocorridos no final do ano passado (2023) em Granja, Ceará.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
* FICCO/PI deflagra operação "Guarda-Costas" em combate ao crime organizado no litoral do Piauí
* Operação policial resulta em 05 prisões e na apreensão de armas e drogas em Parnaíba;
* Polícia Civil do Ceará e Piauí fazem buscas em Cocal-PI para capturar líder de facção criminosa;
* Foragido do Piauí é preso com arma de fogo durante buscas por Adeílson do Amaral em Araioses-MA
* Líder de facção investigado em assassinatos de policial e analista judiciário no Ceará dá entrada em presídio do Piauí;
* Polícia Civil cumpre ordens judiciais contra conselheiros do Comando Vermelho no Piauí e no Ceará.
0 Comentários